Blog

exposições

Fragile Terrains - agosto 2018

A Galeria VilaNova inaugura “Fragile Terrains", da artista visual norte-americana Lauren Shapiro, sob curadoria de Sebastiano Varoli e direção de Bianca Boeckel. 

"Fragile Terrains” apresenta obras compostas por formas coletadas em florestas e rios, e fazem referência à relação insustentável da sociedade com o ecossistema.

Em parceria inédita com a Art Bastion Gallery, sediada em Miami (Flórida, EUA), a individual apresenta quinze esculturas, uma instalação e uma projeção, as quais fazem referência à relação insustentável da sociedade com o ecossistema, revelando estruturas vivas encontradas pela artista na natureza – cuidadosamente coletadas por meio de moldes, em florestas e rios -, que emergem do solo e interagem com elementos arquitetônicos da paisagem urbana.

O trabalho de Lauren Shapiro busca inspiração nos fenômenos climáticos, nas conexões entre sistemas ecológicos e nas geometrias ocultas na natureza, além da influência humana nestes ambientes. Em suas palavras: “Meu trabalho surge do ritmo e da repetição presentes dentro de um ecossistema natural; contempla o delicado equilíbrio necessário para manter esses ecossistemas simbióticos. 

Materiais terrosos como gesso e argila são a base da minha produção, e esses materiais são moldados em obras que - como em um ecossistema natural ou uma sociedade - exigem a quantidade perfeita de tensão e equilíbrio para permanecerem intactas”. Sobre isso, Sebastiano Varoli comenta: “Sua produção, de execução delicada e refinada, representa uma mensagem poderosa e relevante a respeito da preservação dos nossos frágeis ecossistemas; a elegância das esculturas de Lauren nos lembra dessa fragilidade e da responsabilidade que temos, como espécie, de agirmos em proteção da nossa terra”.

Ao longo do mês de agosto de 2018, Lauren Shapiro fará parte da residência artística Labverde, em Manaus/AM. Nesta ocasião, a artista coletará, da Floresta Amazônica, novos moldes de plantas e objetos ecológicos afetados pela presença humana em massa, os quais formarão obras frágeis de cerâmica não trabalhada, moldadas à mão. Após a ação da natureza sobre o caráter impermanente de suas peças, estas serão decompostas em pó seco, recicladas e recuperadas com água, a fim de construir uma nova instalação. “Ao eliminar os processos de envidraçamento e queima, posso reduzir minha própria ‘pegada de carbono’ como ceramista - especificamente das emissões de fornos e do uso de produtos químicos -, recuperar e reconstruir esses projetos de argila repetidas vezes, apenas para existirem na memória e nas fotografias”, conclui.

Exposição: "Fragile Terrains"
Artista: Lauren Shapiro
Curadoria: Sebastiano Varoli
Direção: Bianca Boeckel
Abertura: 07 de agosto de 2018, terça-feira, às 19h
Período: 08 de agosto a 08 de setembro de 2018
Local: Galeria VilaNova – www.galeriavilanova.com.br
Rua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição – São Paulo, SP
Assessoria de Imprensa - Balady Comunicação – Silvia Balady / Zeca Florentino
Tel.: (11) 3814.3382 – contato@balady.com.br

Lauren Shapiro
Artista visual e educadora de Miami, Flórida (EUA). Graduou-se como Master of Fine Art pela Universidade de Miami, onde desenvolveu um processo de fundição de múltiplas etapas em argila que começa com papel origami dobrado como protótipos para moldes de gesso. Foi artista-residente na China, no Instituto de Arte Cerâmica de Senbao, em Jingdezhen, onde observou e aprendeu sobre os processos de pós-produção de moldes industriais e fundição de porcelana. Expôs durante a Art Basel Miami na feira Scope Art e na New Art Dealer’s Alliance (NADA). Seu trabalho foi apresentado internacionalmente durante a Art Basel Switzerland no Projektraum M54, com um projeto independente de exposição de arte contemporânea para cultivar o intercâmbio artístico entre diferentes cidades. É artista em residência no Bakehouse Art Complex em Miami, onde atua como chefe da prática de cerâmica. Durante o mês de agosto de 2018, viaja para a Floresta Amazônica do Brasil como participante da Labverde Residency, para implementar seu projeto de pesquisa sobre efeitos a longo-prazo das mudanças climáticas na natureza.

Art Bastion Gallery
Dirigida por Sebastiano Varoli e sediada em Miami, Flórida (EUA), é focada em arte contemporânea e apresenta artistas em meio de carreira e consagrados de todo o mundo. A missão da galeria é apresentar esses artistas a um público mais amplo e trazer talentos inovadores e emocionantes para o cenário artístico. As exposições e eventos especiais organizados pela Art Bastion Gallery evocam um senso de diversidade e consciência cultural.